sexta-feira, 18 de julho de 2014

Análises incoerentes da Folha de São Paulo

O Datafolha divulgou no dia 17/07/2014 mais uma pesquisa para a corrida eleitoral. Os números apresentados permitem diversas conclusões. Os responsáveis pelo Datafolha, Mauro Paulino e Alessandro Janoni decidem ir além da explicação da metologia empregada e de uma análise quantitativa para tirar algumas conclusões, apresentadas em artigo da Folha de São Paulo do dia 18. Infelizmente, fracassaram em avaliar as próprias informações que forneceram. O ponto chave do artigo:

"Um diagnóstico preciso das demandas dos diversos estratos do eleitorado é fundamental. O ranking de insatisfação da população elaborado pelo Datafolha com base em pesquisa feita em São Paulo no último mês de junho, por exemplo, dá pistas de como anda a vida na maior cidade do país –cidadãos extremamente inseguros por conta da violência urbana, que gastam boa parte de suas rotinas em atividades que não geram realização profissional ou financeira e em meios de transporte de baixa qualidade.
Há pouco tempo livre para o lazer e as perspectivas de um futuro melhor são pessimistas. Não é por acaso que um terço dos eleitores de cidades grandes permanece sem candidato para presidente, mesmo quando os nomes são apresentados. A adequação do diálogo com esse eleitor desconfiado, que dê conta desse roteiro determinará se a disputa vai ou não para a prorrogação. "

Em São Paulo, segurança é responsabilidade do poder executivo estadual e transporte e mobilidade urbano são compartilhadas pelos poderes estadual e municipal. Diante da constatação feita pelos diretores do Datafolha, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin deveria encontrar dificuldades para se reeleger. Todavia, o mesmo Datafolha mostra crescimento nas intenções de voto do governados (de 47% para 54%) e da avaliação positiva de seu governo (de 41% para 46%).

Não se pode contestar os números, mas a qualidade observada nas análises políticas da Folha de São Paulo são de amargar. Falta um mínimo de coerência e imparcialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário