segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os agentes econômicos provocarão a derrota de Dilma

O governo Dilma se notabilizou por fazer pouco caso dos principais agentes econômicos. Não faltaram tentativas de "tabelar" o lucro das empresas, de intervir no mercado ou tratar o mercado como seu inimigo. Só que esse governo se esquece quem é o grande empregador, a mola mestre da economia e que sustenta a máquina estatal. Quando um empresário percebe que existem ameaças ao desenvolvimento de suas atividades, ele adota uma posição defensiva e para de investir, cruza os braços e espera melhores dias. O resultado é que a economia também para, entra em estagnação, deixa de gerar renda e emprego. Nesse momento, passa também a ser uma ameaça ao empregado, à dona-de-casa, à todos.

A última pesquisa Focus já aponta que em 2014 o crescimento do PIB será inferior a 1%. Com a inflação elevada, fica difícil alguma jogada que permita reverter esse quadro. Esse é o resultado da desastrosa política econômica de Dilma Roussef, comanda pelos incompetentes Guido Mantega, Luciano Coutinho, Alexandre Tombini e o mágico Arno Augustin.

Uma eventual vitória de Aécio Neves não é algo animador, principalmente pela possível volta de Armínio Fraga, que quase destruiu o Plano Real com suas idéias mirabolantes (como a adoção do dólar como moeda nacional). Mas hoje, qualquer coisa é melhor que Dilma. Como liberal, me recuso a votar em qualquer um dos dois. Mas não deixo de sentir uma certa satisfação em ver a dona Dilma ser expulsa do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário