quarta-feira, 6 de junho de 2012

Animate: comentários de Neal Peart

"Espero que esteja claro que é sobre uma pessoa. Está um pouco vaga de propósito para parecer que poderia ser sobre um relacionamento entre duas pessoas e quase uma canção de amor em certo sentido. Mas, isso tornou-se certamente um clichê através dos anos 80, o moderno homem sensível e isto estava errado de várias formas. Direcionei minha pesquisa, se você preferir, para isto, todos os lugares desde Carl Jung a Camille Paglia, e sobre o que o homem moderno deveria ser. E para muitas pessoas nos anos 80, o homem moderno deveria ser uma mulher, sabe, sensível e que alimenta, e tudo, e perder completamente o lado masculino do personagem, o "animus". Então, lendo e pensando sobre isso e observando certas pessoas a minha volta e como elas comportavam-se e como elas fingiam ser.... como elas fingiam realmente ser e por aí vai. Tornou-se um pouco uma peça de homens fingindo serem mais sensíveis do que eles eram de fato e às vezes mulheres fingindo serem mais agressivas do que de fato eram.

Então foi basicamente defender um equilíbrio disso, eu sinto que, sim, os homens têm um grande componente feminino em sua natureza, não poderia ser diferente. É natural, novamente como counterparts somos ambos duplicados e opostos. A definição da palavra (counterparts) no dicionário Oxford inclui ambas essas coisas. Então isso é definitivamente verdade para os gêneros também e na música eu estava tentando chegar na idéia de que você pode ser forte e sensível, você pode ser ambicioso e sutil, realmente, mas não negar um dos dois e mantê-los em equilíbrio. Então a metáfora do domínio e da submissão tinham que fazer parte do jogo, mas eu a usei como uma pessoa dominando a si mesma, neste caso, porque é um homem. Ele está dominando seu lado sutil, mas ao mesmo tempo ele também tem que dominar suas palavras com 'a' - agressão, ambição e as coisas tradicionalmente masculinas biologicamente, que apesar de todas as mudanças sociológicas modernas, estamos nos últimos 20 ou 30 anos da revolução sexual, tentando mudar dezenas de milhares de anos de evolução humana: realmente, homem como o caçador e mulher como a que alimenta.

Então estas coisas têm que ser reconhecidas, e sim, podemos mudá-las, mudamos muitas coisas. Sabe, éramos confortáveis com a escravidão e nos chamávamos Cristãos; isto está mudado hoje. Há definitivamente mudanças que podemos fazer agindo mais civilizadamente, mas ao mesmo tempo é tolo negar que isso corre em nossas veias. Então a música tenta realmente reconciliar esta coisa muito complicada mas também muito atual."

Neil Peart
na première mundial do CP em 14/10/93
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5667869642466714777&cmm=117923&hl=pt-BR



Animate

Polarize-me
Sensibilize-me
Critique-me
Civilize-me
Compense-me
Alegre-me
Complique-me
Exalte-me

Deusa em meu jardim
Irmã em minha alma
Anjo em minhas defesas
Atriz no meu papel

Filha de uma amante do demônio
Imperatriz do rosto escondido
Sacerdotisa da mãe pagã
Rainha Matriarca do Espaço Interno

Espírtio para minha alma
Dupla em meu papel
Alterada a minha imagem
Esforço para manter o controle

Amante do inconsciente obscuro
Sereia do mar lunar
Filha das grndes maravilhas
Irmã do garoto dentro de mim

Minha sósia -- meu coração tolo
O homem deve aprender a controlar sua parte carinhosa
Um toque direto -- um amigo gentil
O homem deve construir uma fortaleza para se defender

Um rosto secreto -- um toque de graça
O homem deve aprender a dar um pouco mais de espaço
Um estado de paz -- uma característica submissa
O homem deve aprender a gentilmente dominar

Nenhum comentário:

Postar um comentário