quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Tribuna: a diferença entre informar e desinformar


Regularmente, o jornal capixaba A Tribuna publica textos sobre como um funcionário de uma empresa se deve comportar no ambiente de trabalho. Algo típico de um jornal que tem como leitores pessoas desesperadas por conseguir algo na vida profissional. Na ânsia de chamar a atenção e vender mais, o jornal publica reportagens que não expressam a verdade. Um bom exemplo foi a reportagem publicada no dia 14.06 sobre uma enfermeira demitida de um hospital em Pernambuco por comportamento inadequado.

Segundo a reportagem, a mesma foi demitida por justa causa depois que publicou fotos do trabalho no Orkut. A enfermeira entrou com um processo na justiça, mas o TST decidiu manter a demissão por justa causa. Tal fato levou A Tribuna, num tom sensacionalista, a alertar os trabalhadores sobre o perigo de se colocar fotos do trabalho nas redes sociais.

O que o jornal não explicou adequadamente é que a enfermeira não foi demitida simplesmente por colocar fotos do trabalho numa rede social, mas, essencialmente, por publicar imagens "de brincadeiras nitidamente inadequadas". Essas imagens, num ambiente de trabalho, com a logomarca do hospital visível, tinha um efeito desabonador ao hospital e as funcionárias que apareciam nas imagens. E como mostrar um funcionário do McDonald numa foto, tirada como brincadeira, cuspindo num hambúrguer. Da mesma forma, uma pessoa poderá pensar duas vezes em usar os serviços de um hospital onde as enfermeiras parecem mais preocupadas em se apalpar do que cuidar dos pacientes. Portanto, esse é o real motivo da demissão, omitida pelo veículo.

O jornal A Tribuna, ao contar apenas metade da história, a distorce e cria uma verdade que não existe. Ao invés de informar, desinforma, contribuindo para se criar uma realidade falsa, nociva as já tensas relações no trabalho. Não é essa a sociedade que almejamos, onde o ambiente de trabalho seja visto como um lugar onde as pessoas devem abrir mão de suas personalidades e virarem meras peça de uma engrenagem. Numa época que defendemos a responsabilidade social, o jornal A Tribuna age sem muito compromisso com a ética jornalistica, fazendo um tipo de sensacionalismo que visa apenas manter seus leitores, explorando seu desejo de obter algo que lhes proporcionem o sucesso profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário