sábado, 28 de junho de 2014

"Você tem direito a suas próprias opiniões, não a seus próprios fatos"

Excelente artigo de Patrícia Campos Mello na Folha de São Paulo on line deste sábado (28/06/2014). O que interessa no artigo:

"'Você tem direito suas próprias opiniões, mas não tem direito a seus próprios fatos'. Essa frase, do grande senador americano Daniel Patrick Moynihan (1927-2003), resume bem o estado das coisas na imprensa brasileira, principalmente na blogosfera-colunosfera.

Na quinta-feira, durante debate do Brazil Institute no Woodrow Wilson International Center for Scholars, em que participei via Skype, um dos presentes fez a seguinte pergunta: A mídia brasileira está cada vez mais polarizada e partidária, isso demonstra um amadurecimento da imprensa brasileira?

Na minha opinião, não. Mostra, isso sim, que estamos nos aproximando do padrão EUA de polarização da mídia - e isso é péssima notícia.

Ficamos com sites e colunistas 'pregando para os convertidos', falando apenas para a audiência que concorda com eles, e distorcendo os fatos a valer."

A motivação para o texto foi o posicionamento Rodrigo Constantino, que disse que o logo da Copa do Mundo no Brasil era propaganda sublimar do PT. Por mais que eu seja de direita (liberal), não dá para levar a sério o que o Constantino escreve. Nem de uma minoria de colunistas que resolveram radicalizar no discurso, seja de direita ou de esquerda. Esse tipo de jornalismo não contribui, pelo contrário, empobrece.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/patriciacamposmello/2014/06/1477698-voce-tem-direito-a-suas-proprias-opinioes-nao-a-seus-proprios-fatos.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário