sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LLX x PORTX

Eike batista ficou mais rico hoje. Como? Aumentando a produção? Elevando a rentabilidade? Elevando a produtividade em suas empresas? Não, mas através de uma sofisticada jogada na bolsa.
Eike tinha uma empresa de logística, a LLX, dona de dois portos em construção. O "Super"porto de Açu e o pordo do Sudeste. O primeiro é um fiasco, localizado num local sem infraestrutura, sem acessos e, fala-se, sem previsão de escala que o torne viável. Já o Porto do Sudeste vislumbra um futuro melhor.
O problema é que os problemas do porto de Açu estava estragando a LLX. Então Eike resolve dividir a empresa em duas: a LLX fica com o lixo (Açu) e a nova PortX fica com a pérola (Sudeste).
Com a divisão as ações da LLX despencaram, enquanto que a PortX subiram 800%. Combinadas, houve um aumento de 14%. Ou seja, Eike conseguiu elevar o valor da antiga LLX em 14%, apenas com uma jogada na bolsa.
Mas não termina nisso. Em 2011 a MMX compra a PortX e fecha o capital. Compra? Mas a MMX é de Eike. No final ele usa o capital dos acionistas para fechar o capital do porto do Sudeste. Como a MMX é pulverizada, Eike acaba sendo o grande ganhador.
Esperto esse Eike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário