sábado, 11 de dezembro de 2010

Vivendo de renda

Como disse no post anterior, minha carteira de ações acumula 9,6% no ano, o que é um bom resultado quando comparado com o Ibovespa ou fundos de ações. Contudo, desse valor é necessário descontar a inflação do período para obter a rentabilidade líquida. Neste ano não pago Imposto de Renda por conta de prejuízos registrados em 2008. Sobra o custo da corretagem caso queira vender tudo hoje. No final, empata com o lucro obtido com títulos públicos.
Hoje tenho, além de ações, opções, títulos públicos, cotas de fundos imobiliários, fundos de renda fixa e cardeneta de poupança. De todas essas aplicações, a que teve maior rendimento foram os fundos imobiliáios (FII), que renderam, na média, 20% ao ano. O valor que tenho investido em FII ainda é baixo, mas já me garante o pagamento de todos os meus custos fixos.
Outro investimento que rende quase 20% ao ano é a venda coberta de opções. O calculo dessa rentabilidade é um pouco complicada, pois deve considerar o que investi no papel a vista (no caso Petrobrás). Ainda estou numa fase de testes e não estou considerando os custos de corretagem e IR. Contudo, combinados, venda coberta de opções com FIIs tenho investimentos de baixo risco e rentabilidade elevada. São esses investimentos que podem garantir minha aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário